Resultado do I Enduro dos Doze

Em primeiro lugar, com 814 pontos, equipe Morgans.
Em segundo lugar, com 743 pontos, equipe Panteras Negras.
Em terceiro lugar, com 489 pontos, equipe Bugs.

E as respostas virão na Terça-Feira

No horário do recreio de Terça-Feira dia 18/10 sairão os resultados do I Enduro dos Doze em frente ao QG Central.

Avisamos:

Casa de Cultura.

Reliquiae - fim de tudo

A caçada acabou, hora de trazer as relíquias até o nosso QG Central.

Relíquia IV

ACHADA

Respostas aguardadas:

Relíquia IV: Rua Padre Theodoro Amstad com a Pedro Kolling.
Relíquia XII: Rua Morais de Azambuja.

A SORTE ESTÁ LANÇADA
Haverá desfile de encerramento marcado para às 11h de hoje. Estejam presentes em frente à Casa de Cultura, neste horário.

Att, Gembar e APM

Dica nova: para relíquia IV

Moinhos

Dica Reliquiae IV

Não procurem locais santos, procurem por ruas e praças.

A última relíquia. Novos tempos.

Encontrado: X - Reliquiae

A relíquia perdida foi encontrada pela equipe Morgans na Ponte de Ferro que antigamente conectava Forquetinha e Lajeado.

Encontrado: XI - Reliquiae

Novamente encontraram mais uma relíquia, pela Panteras Negras.
 Essa se localizava no Cemitério do Jardim do Cedro.

XI - Reliquiae

Uma fresta de luz

Equipes, lembramos que todas as relíquias se localizam em lugar seguros. Boa sorte.

X - Reliquiae

Encontrada: IX - Reliquiae

Também encontrou-se outra relíquia pela equipe Bugs.
 Local: ao lado do Parque Histórico (lado da Figueira).

Encontrado: VIII - Reliquiae

Acabou de ser encontrada a oitava relíquia. Bugs encontrou.
 A oitava estava situada na Lagoinha de Olarias.

IX - Reliquiae

VIII - Reliquiae.

Encontrado: VII - Reliquiae

A equipe Morgans acabou de encontrar a sétima relíquia.
 Encontrava-se na Av. Décio Martins Costa.

VII - Reliquiae

Uma fresta de luz.

Lembramos que a quarta relíquia continua perdida.

Encontrado: VI Reliquiae

A sexta relíquia não está mais perdida.
 Panteras Negras conseguiu. Estava nas Câmaras Mortuárias.

VI - Reliquiae

Encontrado: V Reliquiae

A quinta relíquia foi encontrada.
 Estava localizada na Rua 25 de Julho, pela Panteras Negras.

V - Reliquiae

IV - Reliquiae

Encontrado: III Reliquiae

Equipe Morgans encontrou a III relíquia.
 A terceira estava nos fundos do Atacado Maxxi.

Uma fresta de luz.

Lembramos que tarefas estão saindo de hora em hora.

Encontrado: II Reliquiae

Panteras Negras acabaram de encontrar a segunda relíquia.
 A "Reliquiae" localizava-se próximo a Univates, nos matos perto da creche local.

III - Reliquiae

Encontrado: I Reliquiae

Morgans, equipe dois, acaba de encontrar a primeira "Reliquiae", ou como vocês preferirem, relíquia. A relíquia estava na Rua Nilo Peçanha com a Av. Amazonas. Procura-se a segunda.

II - Reliquiae

12 velas.

Came the last night of sadness
And it was clear she couldn't go on
Then the door was open and the wind appeared
The candles blew and then disappeared
The curtains flew and then he appeared (saying don't be afraid)
  (Don't Fear) The Reaper - Blue Öyster Cult

12 dias.

              

As 12 árvores.

Os minutos se arrastaram. Seus ouvidos pareciam mais aguçados do que o normal. Eu parecia estar registrando cada suspiro do vento, cada graveto que quebrava. O que estava acontecendo? Onde estavam os outros? (Harry Potter e a Pedra Filosofal, J.K. Rowling)

Os tesouros sempre estarão sinalizados. Por mais que estejam distante da literatura.

As 12 luzes.

Eu realmente não sei por onde andar, por onde prosseguir. Caminhei por cada canto dessa cidade em busca de uma resposta, em busca de um final. Segui cada luz nesse céu escuro, nessa noite com uma temperatura tão agradável. Essa noite tão movimentada, onde todos os cidadãos estão nas ruas em procura de outras respostas. Mas eu me concentro na minha. Estou concentrado no meu caminho. Sentado nesse morro, só vejo luzes borradas. Até parece que estou morrendo. Doze luzes no fim do túnel? Não deve ser.

12 perdidos.

1 está perdido.
2 não está perdido.

Cl[que na [magem para red[mens[onar.

As 3.(4) línguas.

די גרויס נאַכט אַפּראָוטשאַז.
  Etsi pimeys.
   Certum est quod recitas?

Vida sim, drogas não!


  Você já parou para pensar quantos milhões de pessoas, mais precisamente adolescentes, usam drogas, na real, estão perdidos nas drogas?
Eu já parei para pensar mas ainda não descobri o que se passa na cabeça dessas pessoas. Será que é curiosidade? Será que é falta de amor? Influência de amigos? Ou mesmo a vontade de morrer?
  Com certeza, quem algum dia entrou nessa “era droga” esteve ciente de que é algo que faz mal, que é uma arma para a vida. E não adianta dizer que nunca ouviram falar sobre essa questão, esse mal. Na escola, por exemplo, um dos assuntos mais questionados na sala de aula é a prevenção contra as drogas.
  Por incrível que pareça, grande parte desses dependentes, são de família de classe média alta. Um dos maiores motivos é a falta de amor por parte dela. Talvez os pais trabalhem o dia inteiro e não têm tempo para dar atenção aos seus filhos e muitas vezes não querem dizer não.
  Pelo motivo dessa ausência, os jovens recorrem aqueles que lhe dão atenção, e às vezes esses “aqueles” não são os mais apropriados. E aí vem a pior: os pais desconhecem o caso, e as coisas dentro de casa somem de repente, e quando percebem o que está acontecendo, já é tarde demais.
  “O exemplo dos pais, o não com amor são importantes para uma vida saudável. Mas isto não é tudo” (Zero Hora). Então pais, se liguem! Façam um “questionário” com seus filhos, saibam com quem eles andam, o que fazem e como estão. Isso pode parecer a coisa mais tola, mas diga não ao que não é necessário e viva assim uma vida saudável ao lado de uma linda família.
Autora: Julia Eduarda Dullius  
Turma: 101

Os 12 sobreviventes.

  Contamos agora menos de um mês para a data que promete surpresas. Hoje o medo liberta-se e busca de volta cada um daqueles antigos corajosos, heróis de uma história que não acabou. Recruta também os novos corajosos. Há 12 possibilidades, uma dúzia de chances. Os portões abertos, somente voltarão a ser fechados quando essa nova busca acabar. O atrevido, aquele que não desistiu e continua atrás não sairá sem se satisfazer. Estejam prontos. Sintam-se em casa. “Entre, nesta noite você será nosso convidado”

Os 12 submundos.

"Nossas reações inconscientes provêm de uma sala trancada e não podemos olhar dentro dela. Mas com experiência nós nos tornamos peritos em usar nosso comportamento e nosso treinamento para interpretar e decodificar o que reside por trás de nossos julgamentos rápidos e nossas primeiras impressões" (pag. 180; Blink: a decisão num piscar de olhos - Malcolm Gladwell)
  Na madrugada em que acontecia o Rali da XXXVI Gincana do Gembar, poucos perceberam que o blog estava fechado. Que tudo estava preto. Apenas a imagem de um portão meio aberto era exibido. Poucos se questionaram; esses poucos eram aqueles presentes no colégio durante aquela empolgante e fria noite. Uma mesa grande com apenas um computador exibindo aquela tensa foto - preta e branca.
  Os dias se passaram. Os meses se passaram. O medo silenciou-se. Mas não foi embora. O que esses poucos, outros poucos, sabiam era que um evento inesperado aconteceria: um Rali. Algo nunca feito antes totalmente separado da Gincana. Algo completamente diferente da Gincana. Era isso que as portas escondiam, mas nenhum prisioneiro do medo tentou olhar pelas frestas.
  As portas estão completamente abertas. “Entre, esta noite você será nosso convidado”. Alertamos: ao entrar, terá que encontrar a saída. Terá que prestar atenção nos futuros avisos, placas sinalizando o caminho, que surgirá. Hora de encontrar a luz no fim do túnel.

15 de AGOSTO

O dia mais esperado do ano, DIA DO SOLTEIRO. Quem se morde na época de junho agora vibra com a data que comemora exatamente o oposto do 12 de junho. Instituído apenas nacionalmente é a oportunidade de mostrar que se namorar é bom, ficar solteiro também é um bom negócio. Então, pelo menos hoje, deixe a música melosa de lado e se solte na emoção de um dia não tão famoso mas igualmente importante!


Os dez melhores livros do mundo - Revista Newsweek




Novidades


Série indo, séries vindo, vocês estão ligados em todas? Tentando resumir a midseason americana: está dando certo. Enquanto estamos esperando as principais séries do calendário voltarem de suas férias vamos nos divertindo com as “tapa buracos”. As badaladas do momento são: Drop Dead Diva, The Chicago Code, Harry’s Law, Shameless entre outras. Aproveitem então os dias que restam da midseason e preparem-se para as que estão voltando...

Aos Campeões

"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar." (William Shakespeare)


1o lugar: Morgans
2o lugar: Shiva
3o lugar: Drakkar
4o lugar: Horda

Teias.

Teias espalhadas pelo colégio. Quem permitiu a entrada de tantas aranhas? O vento que levou o medo antes, agora o trouxe de volta? Não. O quê o vento leva, raramente volta. Mas vamos lembrar que esse vento forte e árduo não levou todo o obstáculo. Somente uma parte. Uma pequena parte.
O medo é igual uma teia. Quando é destruído pode se regenerar; ser construído novamente.

Teia da Morgans

Teia da Horda

Teia da Drakkar

Teia da Shiva
 

O fim da noite.

Após tantos pontos, tantos medos, nada mais do que uma pequena diversão. Enquanto alguns membros de cada equipe estavam sendo peças, tutores, de uma espécie de tabuleiro, outros faziam repleto silêncio. O silêncio tem capacidade de gerar concentração e também medo. Enquanto trocavam sussuros, uma vela na escuridão resistia a ventos de todas as direções. Talvez ventos que levavam o medo para outro lugar. E após o vento ter parado, o medo sumido, equipes começaram as vibrações.
(01/07/2011)

Sintonizando.

A sintonização também pode dar peças para destruir o obstáculo. Para destruir o medo.
TROPICAL FM - 103.7

A longa noite.

E agora se inicia a noite. Uma noite fria e vazia. Talvez seja a hora de destruir, decifrar o único obstáculo que impede uma grande vitória: o medo. Cuidado para não tropeçar na pedra. Cuidado para não se perder no longo labirinto. Cuidado.
Hora de usar toda sua sabedoria; toda sua energia. Essa noite pode ser marcante; pode ser eletrizante.

Madame, aceita se casar comigo?

Quantos casamentos em um só dia! Desde noivas até inesperados Beetlejuices. Só não queremos que tudo isso acabe em divórcio depois. Que belo espetáculo tivemos hoje a tarde na quadra. Parabéns equipes pelo empenho!

Membros da Shiva

Membra da Morgans

Membros da Horda

Membros da Drakkar

Silêncios

Há um silêncio de antes de abrir-se um telegrama urgente.
Há um silêncio de um primeiro olhar de desejo
Há um silêncio trêmulo de teias ao apanhar uma
                                                               [mosca
E
O silêncio de uma lápide que ninguém lê
Mário Quintana

Longa manhã.

Primeiras horas de gincana, muita festa e animação. Isso faz com que o GEMBAR fique com vontade de ver todos alegres, cantando, estamos orgulhos de vocês, a gincana está sendo um sucesso. Continuem colaborando que esta promete! Equipes esforçadas serão compensadas. Bom almoço a todos.
Temos medo de tudo, mas o medo não pode nos parar.
(Postado às 11:08 do dia 30/06/2011)

E o medo começa.

Finalmente o medo chegou. Você, gincaneiro, já está com o coração pronto? Não é fácil controlar o medo. Não é fácil cumprir deveres, entregas para o medo. O Wikipédia diz que o medo "é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa". Nesses dois dias o medo não estará no nosso lado. Afinal, quando ele está? Não tenha medo de liberar o grito de sua equipe. Não tenha medo de nada. Só assim todos nós conseguiremos ser vencedores. Boa sorte.

O Começo

Meu coração está que nem um livro rasgado
Minha alma despedaçada, um horror
Daí você me achou e eu logo vi
Que a vida nem sempre é um pavor
   Livro, composta por Heather Wells

Parece que ninguém mais se importa
Escondida, fechada atrás de uma porta
Nunca saio para ver a luz do dia
Não quero mais viver assim
  Sem título, composta por Heather Wells

Conhecimento para a vida

Com o mundo globalizado precisamos nos atualizar. E mais, precisamos estar prontos para a competição. Saber uma língua a mais nos ajuda e é uma forma de preparo, mas para aqueles que não querem sair de casa para adicionar esses conhecimentos o GEMBAR traz três sites que podem ajudar nessa hora:
- www.livemocha.com
- www.bussu.com
- www.englishtown.com

Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
Desde então no dia 05 de Junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.


· Nunca antes se debateu tanto sobre o meio ambiente e sustentabilidade. As graves alterações climáticas, as crises no fornecimento de água devido a falta de chuva e da destruição dos mananciais e a constatação clara e cristalina de que, se não fizermos nada para mudar, o planeta será alterado de tal forma que a vida como a conhecemos deixará de existir.

·
Cientistas, pesquisadores amadores e membros de organizações não governamentais se unem, ao redor do planeta, para discutir e levantar sugestões que possam trazer a solução definitiva ou, pelo menos, encontrar um ponto de equilíbrio que desacelere a destruição que experimentamos nos dias atuais. A conclusão, praticamente unânime, é de que políticas que visem a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade de projetos econômicos de qualquer natureza deve sempre ser a ideia principal e a meta a ser alcançada para qualquer governante.


·
Em paralelo as ações governamentais, todos os cidadãos devem ser constantemente instruídos e chamados à razão para os perigos ocultos nas intervenções mais inocentes que realizam no meio ambiente a sua volta; e para a adoção de práticas que garantam a sustentabilidade de todos os seus atos e ações. Destinar corretamente os resíduos domésticos; a proteção dos mananciais que se encontrem em áreas urbanas e a prática de medidas simples que estabeleçam a cultura da sustentabilidade em cada família.


·
Assim, reduzindo-se os desperdícios, os despejos de esgoto doméstico nos rios e as demais práticas ambientais irresponsáveis; os danos causados ao meio ambiente serão drasticamente minimizados e a sustentabilidade dos assentamentos humanos e atividades econômicas de qualquer natureza estará assegurada.

·
Uma medida bem interessante é ensinar cada família a calcular sua influência negativa sobre o meio ambiente (suas emissões) e orientá-las a proceder de forma a neutralizá-las; garantindo a sustentabilidade da família e contribuindo enormemente para a conservação do meio ambiente em que vivem. Mas, como se faz par calcular essas emissões? Na verdade é uma conta bem simples; basta calcular a energia elétrica consumida pela família; o número de carros e outros veículos que ela utilize e a forma como o faz e os resíduos que ela produza. A partir daí; cada família poderá dar a sua contribuição para promover práticas e procedimentos que garantam a devolução à natureza de tudo o que usaram e, com essa ação, gerar novas oportunidades de renda e de bem estar social para sua própria comunidade.

·
O mais importante de tudo é educar e fazer com que o cidadão comum entenda que tudo o que ele faz ou fará; gerará um impacto no meio ambiente que o cerca. E que só com práticas e ações que visem a sustentabilidade dessas práticas; estará garantindo uma vida melhor e mais satisfatória, para ela mesma, e para as gerações futuras.

Campanha do Agasalho 2011

Queremos ajudar, fazer nossa parte. Estamos trabalhando não só em prol dos alunos, mas queremos ajudar aos próximos também. Com isso estamos lançando uma campanha do agasalho. Contribua!

Dez coisas a serem aprendidas com o japão.

1 – A CALMA
Nenhuma imagem de gente se lamentando, gritando e reclamando que “havia perdido tudo”. A tristeza por si só já bastava.

2 – A DIGNIDADE
Filas disciplinadas para água e comida. Nenhuma palavra dura e nenhum gesto de desagravo.

3 – A HABILIDADE
Arquitetos fantásticos, por exemplo. Os prédios balançaram, mas não caíram.

4 – A SOLIDARIEDADE
As pessoas compravam somente o que realmente necessitavam no momento. Assim todos poderiam comprar alguma coisa.

5 – A ORDEM
Nenhum saque a lojas. Sem buzinaço e tráfego pesado nas estradas. Apenas compreensão.

6 – O SACRIFÍCIO
Cinquenta trabalhadores ficaram para bombear água do mar para os reatores da usina de Fukushima. Como poderão ser recompensados?

7 – A TERNURA
Os restaurantes cortaram pela metade seus preços. Caixas eletrônicos deixados sem qualquer tipo de vigilância. Os fortes cuidavam dos fracos.

8 – O TREINAMENTO
Velhos e jovens, todos sabiam o que fazer e fizeram exatamente o que lhes foi ensinado.

9 – A IMPRENSA
Mostraram enorme discrição nos boletins de notícias. Nada de reportagens sensacionalistas com repórteres imbecis. Apenas calmas reportagens dos fatos.

10 – A CONSCIÊNCIA
Quando a energia acabava em uma loja, as pessoas recolocavam as mercadorias nas prateleiras e saiam calmamente.

E ainda nenhum arrastão, contra o povo ou para roubar o comércio.
“A passagem do tempo deve ser uma conquista e não uma perda.”
“Viver é a única coisa que não dá para deixar para depois.”

Poker Felino

Reflita.

O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. (Luis Fernando Verissimo)



Novidades


As séries, maneira de entretenimento favorita dos jovens, porém, algumas acabam caindo em desgraça  entram na bolha de cancelamento. Vejamos alguns exemplos:

  • The Event
  • Law and Order: LA
  • V
  • No Ordinary Family
  • Mrs. Sunshine
  • Better with you
  • Off the map
  • Lie to Me
  • Human Target

Os brasileiros mais seguidos no Twitter.





1hucklucianoLuciano Huck
@huckluciano
2,604,718 seguidores
2RealKakaKaka
@RealKaka
2,517,379 seguidores
3ivetesangaloIvete Sangalo
@ivetesangalo
1,822,501 seguidores
4manomenezesMano Menezes
@manomenezes
1,736,342 seguidores
5rafinhabastosRafinha Bastos
@rafinhabastos
1,609,113 seguidores
6showdavidaFantástico
@showdavida
1,600,993 seguidores
7programapanicoPrograma Pânico
@programapanico
1,497,455 seguidores
8SabrinaSatoRealSabrina Sato Rahal
@SabrinaSatoReal
1,426,226 seguidores
9marcoluqueMarco Luque
@marcoluque
1,426,038 seguidores
10ClaudiaLeitteClaudia Leitte
@ClaudiaLeitte
1,348,278 seguidores

Harry...

Inovando os hábitos.

Acompanhando o ritmo alegre de quem está para se despedir do colégio, o GEMBAR não podia deixar passar a movimentação da turma 302 em mostrar sua criatividade nos levando neste sábado (30/04) ao mundo hippie. Munidos de incenso e com trajes a rigor eles fizeram a alegria das crianças no pátio. Acredito que tão divertido foi para nós quanto para eles!

Mãe é um ser infinito.

Ela tem a capacidade de ouvir o silêncio.
Adivinhar sentimentos.
Encontrar a palavra certa nos momentos incertos.
Nos fortalecer quando tudo ao nosso redor parece ruir.
Sabedoria emprestada dos deuses para nos proteger e amparar.

Sua existência é em si um ato de amor.
Gerar, cuidar, nutrir.
Amar, amar, amar...
Amar com um amor incondicional que nada espera em troca.
Afeto desmedido e incontido, Mãe é um ser infinito.
(Trecho do livro "Minha Mãe, Meu Mundo" de Anderson Cavalcante)

O Gembar parabeniza todas as mães através deste poema.

Ir além das exatas.

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Assim profere Rubem Alves ao começar uma reflexão na qual sempre escolhi participar: escolas que se sustentam da aparência versus escolas que fazem essência. E as escolas que aqui menciono não somente são aquelas que sugerem uma didática, conteúdos sólidos; mas todas aquelas que, de algum modo, colaboram para a construção o ser humano.
          Escolas-gaiolas, como diz o poeta do pensamento que usei para começar este texto, são aquelas que se contentam com os comentários externos. Visto de fora é tudo mais belo: pessoas inteligentes e de bom intelecto são exemplos a serem seguidos, não é mesmo? Nem sempre. O conteúdo pessoal vai além das exatas. Ser humilde, humano, empenhado e pró-ativo são qualidades indispensáveis, tanto na formação intelectual quanto na formação pessoal. Mas não se preocupam com isso as escolas-gaiolas. O que formam em suas dependências são robôs cabisbaixas com opiniões restritas, que podem ser mal-educados, calculistas, frios e sem coração, mas vão muito bem no vestibular.
       Mas há também as escolas que são asas. Essas, por vez, têm o compromisso com a sociedade de formar seres pensantes, opinativos, expressivos. Escolas que preocupam-se com valores morais, relações pessoais, ampliação de visão em escala mundial. São escolas que formam, acima de tudo, seres humanos. Artistas de seu longa-metragem. Protagonistas da vida real. Falo do teatro: aquele que tão exclusivamente é capaz de formar amantes da vida, botar máscaras e, ao mesmo tempo, conseguir desmascarar falsos testemunhos. A dramaturgia é forma de se expressar, dar voz aos mudos, fazer ouvir os “pseudo-surdos”. Dar asas aos homens.
        A diferença entre essas duas escolas está unicamente na maneira de agir: listar prioridades, cumpri-las ou não. O resultado? Ele está por aí, andando pelas ruas, dando a cara à tapa: o cidadão. Enjaulado ou voando.

                                                                           Juliana Colombo

  Assim finalizo agradecendo ao Colégio Madre Bárbara: Obrigado por ser asas.