Ir além das exatas.

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Assim profere Rubem Alves ao começar uma reflexão na qual sempre escolhi participar: escolas que se sustentam da aparência versus escolas que fazem essência. E as escolas que aqui menciono não somente são aquelas que sugerem uma didática, conteúdos sólidos; mas todas aquelas que, de algum modo, colaboram para a construção o ser humano.
          Escolas-gaiolas, como diz o poeta do pensamento que usei para começar este texto, são aquelas que se contentam com os comentários externos. Visto de fora é tudo mais belo: pessoas inteligentes e de bom intelecto são exemplos a serem seguidos, não é mesmo? Nem sempre. O conteúdo pessoal vai além das exatas. Ser humilde, humano, empenhado e pró-ativo são qualidades indispensáveis, tanto na formação intelectual quanto na formação pessoal. Mas não se preocupam com isso as escolas-gaiolas. O que formam em suas dependências são robôs cabisbaixas com opiniões restritas, que podem ser mal-educados, calculistas, frios e sem coração, mas vão muito bem no vestibular.
       Mas há também as escolas que são asas. Essas, por vez, têm o compromisso com a sociedade de formar seres pensantes, opinativos, expressivos. Escolas que preocupam-se com valores morais, relações pessoais, ampliação de visão em escala mundial. São escolas que formam, acima de tudo, seres humanos. Artistas de seu longa-metragem. Protagonistas da vida real. Falo do teatro: aquele que tão exclusivamente é capaz de formar amantes da vida, botar máscaras e, ao mesmo tempo, conseguir desmascarar falsos testemunhos. A dramaturgia é forma de se expressar, dar voz aos mudos, fazer ouvir os “pseudo-surdos”. Dar asas aos homens.
        A diferença entre essas duas escolas está unicamente na maneira de agir: listar prioridades, cumpri-las ou não. O resultado? Ele está por aí, andando pelas ruas, dando a cara à tapa: o cidadão. Enjaulado ou voando.

                                                                           Juliana Colombo

  Assim finalizo agradecendo ao Colégio Madre Bárbara: Obrigado por ser asas.

Explicando o conto de fadas.

Certo, com tantas coisas influentes no mundo o GEMBAR não podia deixar de comentar o assunto do momento: O Casamento Real. Mas o que nós queremos levar até vocês é um caso peculiar. Por que a nossa amada Kate não será princesa? Eu quando li isso fiquei indignada. De todos os sonhos mais bonitos, quem se casar com o príncipe logicamente será princesa. Não segundo o protocolo real britânico. De acordo com as regras Kate por ser plebeia  não tem direito ao título de princesa. Como a tradição manda, os homens reais ganham um título no dia do casamento e William foi agraciado como Duque de Cambridge. Assim, Kate passará a ser Sua Alteza Real, a duquesa de Cambridge. Acredito que muitos irão ignorar o protocolo e chamá-la de princesa.

P.S.: Kate, em nossos corações você sempre será princesa! 
Assinado a Presidenta!

*Informações tirada do site "G1".

O verdadeiro significado da páscoa.

Nós, do grupo GEMBAR 2011, queremos desejar uma Feliz Páscoa para todos vocês. Mas também queremos lembrar de fato o que é a páscoa.
Páscoa é a época de refletir sobre a vida, de renovar. Páscoa é muito além de ovos de chocolate e um feriado. Ela é uma época de fé e de agradecimento. Devemos lembrar qual é a origem dessa data: a morte de cristo. O sacrifício que Ele fez por nós. O modo como ele deu a vida por nossos pecados, para salvar as nossas almas. Isso faz com que a páscoa seja o melhor momento para pensarmos: o que estamos fazendo na nossa vida? Será que estamos seguindo o "caminho do amor"? É para isso que serve a páscoa, para uma reflexão pessoal sobre o que estamos vivendo, fazendo. É o momento perfeito para acreditarmos mais em nós mesmos, acreditarmos mais em nossos sonhos, acreditarmos mais no próximo e principalmente, acreditarmos mais em Deus.
Então, enquanto estiver festejando, descansando, aproveitando o seu feriado, tire um tempo para refletir sobre os rumos que a sua vida está tomando, sobre as escolhas que você está fazendo e principalmente, no que você está acreditando.

"A páscoa é muito mais do que coelhinhos, chocolates e colombas, páscoa é época de renovar a confiança nos amigos, renovar nossos sentimentos, refazer amizades, compartilhar tudo de bom que estamos vivendo, afinal, isso é o que realmente importa." (Luis Alves)

E a nave decolou...

Bem-vindos à nossa primeira experiência com o blog. Estamos ansiosos e felizes pelo ano que está começando e queremos trazer muita agitação em 2011. Fiquem ligados, pois esse será nosso meio de comunicação com vocês, alunos, professores e pais.

ABRAÇOS E UHUL, COMEÇOU!